Significado de Abstinência

Compartilhar no Facebook

O que é Abstinência:

Abstinência é o ato de se privar de alguma coisa, em prol de algum objetivo, por exemplo, abstinência de um alimento por uma razão religiosa, como a abstinência de carne.

Abstinência é uma decisão, muitas vezes forçada, que faz com que o indivíduo não faça mais algo, como beber, fumar ou consumir drogas. Abstinência é muito ligado a substâncias tóxicas, como o alcoolismo ou drogas. Existem outros tipos de abstinências, como a abstinência alimentar, abstinência disciplinar, abstinência sexual etc.

A abstinência sexual é a privação de relações sexuais, muitas vezes com o objetivo de prevenir doenças, como a AIDS, e outras doenças sexualmente transmissíveis. A abstinência sexual é muito ligada a castidade, e praticada por jovens de algumas religiões, em prol da sua devoção.

Junto com a abstinência, existe a crise de abstinência que são as mudanças bruscas, normalmente de comportamento, como alucinações e convulsões, em pessoas que estão muito dependentes de alguma substância. O termo é muito utilizado em relação ao uso de drogas ilícitas, que geram dependência física e psíquica.

As alterações físicas e psicológicas causadas pela abstinência também são conhecidas como síndrome de abstinência, que é caracterizada por sintomas como mal-estar, ansiedade, irritabilidade, hipertensão, insônia, náusea, agitação, taquicardia, etc.

O significado de Abstinência está na categoria: Geral