Significado de Acabativa

Compartilhar no Facebook

O que é Acabativa:

Acabativa é um neologismo criado por Stephen Kanitz, que segundo o autor é "a capacidade que algumas pessoas possuem de terminar aquilo que iniciaram ou concluir o que outros começaram."

De acordo com Stephen Kanitz, os seres humanos podem ser divididos em três grupos que se diferenciam pela iniciativa e acabativa demonstrada por cada um. Os grupos são: os empreendedores, os iniciativos e os acabativos. Os empreendedores possuem um elevado nível de iniciativa e de acabativa, ou seja, não ficam no plano da teoria, mas implantam as ideias. Os iniciativos têm muita iniciativa mas pouca acabativa. Eles são os intelectuais, os filósofos, pessoas que sabem como começar mas que muitas vezes não dão seguimento às suas ideias brilhantes. Por último, os acabativos, que apresentam muita acabativa e pouca iniciativa. Este grupo é caracterizado por gostar de implantar ideias, não se preocupando com a teoria e sim com os detalhes. Empresários e administradores são exemplos de indivíduos acabativos.

Segundo o professor e conferencista brasileiro Stephen Kanitz, um dos problemas do Brasil é não possuir nos cargos dos ministérios pessoas com acabativa. Há pessoas brilhantes, com muita iniciativa, mas que não levam as suas ideias até o fim. Os indivíduos acabativos são parte da solução do problema, porque enquanto o "iniciativo almeja ser famoso, o acabativo quer ser útil".

O conceito de acabativa é importante em todas as áreas da sociedade, porque revela uma atitude perseverante do ser humano, e é a marca de alguém que não perde tempo na hesitação, que é pró-ativo. A iniciativa não tem grande valor se a própria pessoa (ou uma pessoa que se associe) desistir e não der seguimento ao seu plano. Até a melhor ideia do mundo não tem valor se não for posta em prática e não for concluída.

O significado de Acabativa está na categoria: Geral