Significado de Acalanto

Compartilhar no Facebook

O que é Acalanto:

Acalanto significa o ato de acalentar, de nimar uma criança, levando-a ao peito e cantando para que adormeçam.

Acalanto é uma variação de acalento. Estes termos constitutem uma ligação semântica de calor e quente, e significam aquecer, aconchegar ao peito, embalar, adormecer, animar, suavizar, aliviar, consolar, lisonjear, confortar, avivar, fomentar interiormente.

No sentido figurado acalanto significa o ato de tranquilizar, de lisonjear, de acalentar esperanças.

Acalanto também é o nome das canções musicais usadas para embalar crianças e bebês, são as cantigas de ninar, para fazer com que a criança durma tranquilamente. Existem muitos acalantos conhecidos como “Boi da Cara Preta”, “Bicho Papão”, e várias outras que são passadas de geração para geração.  Só o fato de encostar uma criança ao peito e cantar-lhe para dormir já é um acalanto.

Tendo em conta o seu significado, acalanto é uma palavra usada em muitas músicas ou em vários estabelecimentos, como lojas que comercializam produtos para crianças, hotéis, pousadas etc.

Acalanto também é o nome científico de um pássaro, conhecido como Tentilhão. Acalanto é um pássaro de pequeno porte que possui uma coloração muito viva e também é conhecido por seu canto agradável.

O significado de Acalanto está na categoria: Geral