Significado de Ad hoc

Compartilhar no Facebook

O que é Ad hoc:

Ad hoc significa “para esta finalidade", “para isso” ou "para este efeito". É uma expressão latina, geralmente usada para informar que determinado acontecimento tem caráter temporário e que se destina para aquele fim específico.

Um exame ad hoc, um método ad hoc, um cargo ou uma função ad hoc, são exemplos que definem a criação de algo provisório, que vai atender apenas determinado propósito.

No contexto jurídico, a expressão é utilizada quando alguém é designado para executar uma tarefa específica. No Direito, advogado ad hoc significa a nomeação temporária de um advogado para a defesa pública de um réu que comparece a uma audiência sem um profissional para o defender.

Na ciência, uma hipótese ad hoc é geralmente criada com o intuito de tentar provar o que uma nova teoria proposta não consegue explicar, evitando que seja desacreditada.

Em Filosofia, as hipóteses ad hoc surgem também como argumentos inventados a partir do próprio fato que se pretende explicar.

Rede ad hoc

Em Informática, uma rede ad hoc é uma ligação temporária entre vários computadores e dispositivos utilizada para uma finalidade específica, por exemplo: jogos em rede, partilha de documentos, partilha de impressora, partilha de internet com os utilizadores da rede etc.

As redes ad hoc são redes sem fio em que os computadores interligados comunicam diretamente entre si sem necessidade de um router.

O significado de Ad hoc está na categoria: Direito