Significado de Aferição

Compartilhar no Facebook

O que é Aferição:

Aferição é o ato ou efeito de aferir, de comparar pesos e medidas com seus respectivos padrões.  É uma palavra de origem no latim.

Aferição é o ato de estabelecer a graduação de um instrumento que serve para medir ou pesar obedecendo a um padrão oficial

No sentido figurado aferição é uma comparação, apreciação ou confrontação. É uma avaliação da competência ou capacidade de uma pessoa através de um exame ou teste.

Aferição é também um procedimento para controle dos instrumentos de medição, utilizados na área da saúde. Fazer uma aferição na pressão arterial de um paciente, é medir os valores da pressão arterial, que devem estar dentro dos padrões normais, para se manter a saúde equilibrada.

O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) é um órgão criado visando a defesa do consumidor no campo da Metrologia Legal e Qualidade Industrial, verificando, fiscalizando e certificando os produtos e serviços, obedecendo padrões oficiais.

Vários equipamentos passam por aferições frequentes, para obedecerem as regras vingentes, entre eles, os taxímetro, bombas de combustíveis, balanças etc.

O significado de Aferição está na categoria: Geral