Significado de Aferir

Compartilhar no Facebook

O que é Aferir:

Aferir significa medir, conferir, averiguar medidas ou pesos com base em uma padronização oficial. É sinônimo de calibrar ou afinar. Aferir é determinar a graduação de um instrumento de medida. Por exemplo, aferir o hidrômetro, aparelho que mede o volume de água gasto numa residência, significa ajustar o aparelho para uma correta medição dos valores.

Aferir a pressão arterial é medir os valores da pressão sistólica (alta) e diastólica (baixa) para averiguar se os níveis de tensão correspondem aos parâmetros normais ou se há um diagnóstico de hipertensão.

No sentido figurado, aferir é avaliar o conhecimento e medir a competência do candidato através de um exame ou teste. Por exemplo, o ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio cujo objetivo é aferir se o participante, que chegou a fase final do ensino médio, possui domínio dos conteúdos estudados e de outros fundamentos de essencial conhecimento.

Aferir x Auferir

A semelhança entre a grafia dos dois termos provoca alguma confusão no seu uso. Auferir significa lucrar, obter vantagens financeiras. Por exemplo, "este ano a empresa auferiu um lucro muito superior ao ano passado".

O significado de Aferir está na categoria: Geral