Significado de Altitude

Compartilhar no Facebook

O que é Altitude:

Altitude é a distância vertical medida entre um determinado ponto, e o nível médio do mar. A altitude e a temperatura do local em que ela é mensurada são grandezas inversamente proporcionais, pois quando a altitude aumenta, a temperatura ambiente diminui aproximadamente 1 grau Celsius.

A distância vertical entre um ponto da superfície terrestre (por exemplo, o cume de uma montanha) e o nível do mar (superfície do mar), é conhecida como altitude absoluta. Altitude relativa é a altitude de uma montanha em relação ao fundo de um vale ou a diferença de altitudes entre duas montanhas.

A Terra é aproximadamente esférica, com um ligeiro achatamento nos pólos, e para se definir a altitude de um ponto sobre a Terra define-se uma esfera, com um raio de 6378 km.

A altitude pode ser dividida em ortométrica e elipsoidal. Altitude ortométrica é a distância vertical de um ponto, situado sobre a superfície terrestre, em relação a um geoide de referência, e altitude elipsoidal é a distância vertical de um ponto a um elipsoide de referência. As altitudes indicadas pelos receptores dos Sistemas de Posicionamento Global (GPS), por exemplo, são do tipo elipsoidal.

Os principais males físicos que grandes altitudes podem causar aos seres humanos estão relacionadas ao frio, à oxigenação e à diferença de pressão entre o corpo e o ar ambiente. Altitude elevada é um fator prejudicial a praticantes de esportes, como futebol e escaladas, pois quanto maior a altitude, menor é a quantidade de oxigênio, o que prejudica a respiração e o rendimento dos atletas.

O significado de Altitude está na categoria: Geral