Significado de Altruísta

Compartilhar no Facebook

O que é Altruísta:

Altruísta é um adjetivo que define um indivíduo que pratica o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade.

O termo altruísmo foi criado por A. Comte para designar uma atitude solidária oposta ao egoísmo. É parecido com o amor ao próximo abordado pelo cristianismo, mas se distingue dele porque não está baseado no sobrenatural. O filósofo alemão Ludwig Feuerbach também defendeu esse conceito, apesar de não usar a palavra altruísmo de modo literal.

Uma atitude altruísta consiste em um comportamento de ajuda a companheiros que se encontram em perigo. O altruísmo não é uma característica exclusiva do ser humano, pode também ser encontrada nos animais, especialmente nos mais evoluídos. O altruísmo já foi verificado em aves (corvos, por exemplo) e em mamíferos. Um exemplo de um animal altruísta é o golfinho, que ajuda um companheiro ferido a se manter boiando, e o alimentam e protegem de ataque de predadores (como tubarões).

O antônimo de altruísta é egoísta, e uma pessoa que não é altruísta é egocêntrica, ou seja, pensa sempre em primeiro lugar nos seus próprios interesses e nunca no dos outros.

As palavras altruísta e altruísmo se escrevem com um acento agudo na letra "i". Em inglês, a tradução de altruísta pode ser altruistic, selfless ou unselfish. Ex: In an altruistic gesture, he gave his sandwich to the old man in the park. - Em um gesto altruísta, ele deu o seu sanduíche para o homem no parque.

O significado de Altruísta está na categoria: Língua Portuguesa