Significado de Amálgama

Compartilhar no Facebook

O que é Amálgama:

Amálgama é uma liga de mercúrio com outro metal, e tem diversas funções, por exemplo, a amálgama de estanho serve para espelhar o vidro, a amálgama é também utilizada na odontologia.

Uma amálgama é uma solução de um ou vários metais em mercúrio ou liga de um determinado metal e mercúrio. Quando a percentagem de metal é pequena, a amálgama é líquida; quando a percentagem é grande, a amálgama é sólida. As amálgamas são utilizadas na extração de ouro e prata a partir de fios de minério (amalgamação).

No sentido figurado, uma amálgama é também o nome que se dá à mistura de coisas diversas e heterogêneas. É também a reunião desordenada de pessoas de diferentes classes e qualidades. Em linguística, amálgama é também a mistura de duas palavras com o objetivo de criar uma nova.

Amálgama dental

Amálgama é um material bastante emprego pelos dentistas, formado de prata, mercúrio e estanho, e tem o objetivo de restaurar os dentes. A amálgama possui muita resistência, principalmente no que diz respeito à oxidação, mas pelo fato do mercúrio ser absorvido pelo organismo, foi abolido seu uso em alguns países, como na Suécia. O material utilizado na odontologia é chamado de amálgama de prata.

O significado de Amálgama está na categoria: Geral