Significado de Amazônia Legal

Compartilhar no Facebook

O que é Amazônia Legal:

Amazônia Legal é o nome atribuído pelo governo brasileiro a uma determinada área da Floresta Amazônica, pertencente ao Brasil, e que abrange nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. A área corresponde a aproximadamente 5.217.423 km2, cerca de 61% do território brasileiro.

Foi com a finalidade de melhor planejamento e execução de projetos econômicos na região delimitada, que através da Lei n° 1806, de 06 de janeiro de 1953, o governo de Getúlio Vargas decretou a criação da Amazônia Legal (antes denominada Hileia Amazônica). Simultanamente, foi criada uma organização responsável pelas iniciativas de promoção dessa região, atualmente designada Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).

O extrativismo vegetal é uma das principais atividades econômicas da Amazônia Legal. Grandes empresas, nacionais e internacionais, utilizam as matérias-primas provenientes dessa região, na fabricação dos seus produtos. O Estado do Pará destaca-se por ser o maior produtor mundial do açaí, fruto nativo da região amazônica.

O significado de Amazônia Legal está na categoria: Geral