Significado de Amém

Compartilhar no Facebook

O que é Amém:

Amém é um termo em hebraico, utilizado para afirmar ou aderir a alguma coisa. Amém é uma interjeição que significa "certamente", "verdadeiramente" e "assim seja".

Amém é uma palavra utilizada pela Igreja Católica e Evangélica. A expressão era empregada desde a época dos apóstolos, como forma de confirmar o que era pregado por Jesus. Amém revela concordância, consentimento e uma aprovação incondicional.

Com relação à grafia da palavra, surge a dúvida entre duas formas: amém e ámen, sendo que as duas estão corretas. Em inglês, a palavra amém é escrita de uma forma bastante semelhante - amen.

Amém é a palavra empregada no fim de várias orações, não apenas no Cristianismo, mas também no Islamismo e Judaísmo. Amém pode ser traduzido, do hebraico, para "assim seja", e na maioria dos rituais de cada religião, a expressão é dita diversas vezes, como forma de confirmar que os fiéis acreditam em tudo que está sendo falado. Esta expressão passou da ordem jurídica israelita para a ordem litúrgica cristã e islâmica.

Amém também tornou-se uma expressão popular, quando um indivíduo fala para outra pessoa que aquilo que ela almeja vai acontecer, como forma de dar esperança e fazer com que a pessoa tenha fé, é bastante usual que a outra pessoa diga amém ou que assim seja.

No começo de uma frase, amém tem o objetivo de tornar uma afirmação verdadeira, e no fim de uma declaração, ela tem o sentido de confirmação, significando que algo “será assim” ou “que seja assim”.

O significado de Amém está na categoria: Geral