Significado de Amigo

Compartilhar no Facebook

O que é Amigo:

Amigo é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa. O amigo é aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre.

Para denominar uma pessoa de amigo, não necessariamente os indivíduos precisam se conhecer há muito tempo, muitas amizades começam repentinamente e ganham importância por diversos motivos. Amigo é aquela pessoa que se confia acima de qualquer coisa, que está sempre disposto a ajudar, seja em situações boas ou ruins.

Para chamar alguém de amigo, não necessariamente precisa ser apenas amigo. Existem muitos familiares, como primos, tios, namorados e até mesmo os próprios pais do indivíduo podem ser considerados um amigo, por sua postura e jeito de agir, por ser alguém sempre disposto a conversar e ajudar.

Em alguns momentos, o amigo não precisa ter necessariamente os mesmos gostos e vontades, e em certos casos é esse exatamente o fato que os une. O amigo não precisa ser alguém completamente idêntico. É aquele que tem o poder de acrescentar ao outro, com suas ideias, momentos de vida, informações etc., ou apenas alguém para dividir momentos e sentimentos.

Dia do Amigo

O amigo é tão importante na vida das pessoas, que criaram um dia próprio para ele. O dia do amigo é comemorado em 20 de julho. A data foi criada por um argentino, a partir da chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969. O argentinou resolveu enviar cartas para diversos países para instituir o Dia do Amigo, pois acreditava que a chegada à lua era um significado de que os homens deveriam se unir.

Melhor Amigo

Algumas pessoas intitulam seu amigo de “melhor amigo”, e muitas vezes esses se conhecem mais que algum membro da própria família. O melhor amigo consegue ser alguém melhor ainda que um amigo, o nível de lealdade, amizade, atenção, carinho e afeto é muito maior, e estes costumam estar sempre juntos, sendo confidentes e cúmplices.

A nomenclatura de melhor amigo é mais utilizada por mulheres, mas ambos os sexos tem seus próprios melhores amigos, que são aqueles que o indivíduo leva para toda vida, e está presente em todos os momentos.

Amigo Colorido

Existe também o amigo colorido,  que é o relacionamento que acontece entre homens e mulheres, e também pessoas do mesmo sexo. O amigo colorido é aquele onde mantém-se um envolvimento maior que amizade e afeto, é um relacionamento amoroso e sexual, onde os envolvidos continuam amigos, mas têm um contato maior, mais íntimo e intenso.

Em muitos casos o amigo colorido pode evoluir para um relacionamento amoroso, e virar namorado, noivo e até mesmo marido.

Relatos de amigos

Nas artes existem diversos relatos e demonstrações de amizades, sejam elas através de poemas, filmes, literatura e canções. O cantor Roberto Carlos, por exemplo, compôs uma canção chamada “Amigo” que tornou-se muito famosa, e é conhecida até os dias atuais. Existem também diversos poemas falando sobre amigos, como o poema grego chamado de “Poema de Gilgamesh”.

A própria Bíblia cita a amizade, falando em 1 Samuel (capítulo 18) sobre a forte amizade entre Jônatas e Davi. Algumas obras, como Dom Quixote e Sancho Pança, Sherlock Holmes e Os Três Mosqueteiros, relatam a relação com um ou mais amigos. Existem também filmes e séries de televisão, como O gordo e o magro, Os três patetas, Friends, entre muitos outros.

O significado de Amigo está na categoria: Geral