Significado de Andrógeno

Compartilhar no Facebook

O que é Andrógeno:

 

Andrógeno (ou androgênio) é um hormônio que dá origem ao desenvolvimento de características próprias do sexo masculino, sendo o mais conhecido a testosterona.

A testosterona é um hormônio sexual masculino que, sob ação da hipófise, se forma nos testículos estimulando o desenvolvimento dos órgãos sexuais e das características sexuais secundárias masculinas.

Os androgênios foram descobertos em 1936 e foi a partir deles que se criaram os hormônios estrógenos (ou estrogênios), que são os hormônios sexuais femininos.

Os estrogênios se formam nos ovários, placenta e corpo lúteo e são responsáveis pelo surgimento das características femininas. Os três estrogênios naturais são a estrona, o estriol e o estradiol.

Além da testosterona, outros hormônios masculinos conhecidos são desidroepiandrosterona, dihidrotestosterona, androsterona, androstenediona e androstenediol.

Portanto, andrógenos e estrógenos (ou androgênios e estrogênios) são, respectivamente, os hormônios sexuais masculinos e femininos.

Andrógeno x Andrógino

A palavra "andrógeno" é formada pela junção dos termos gregos "andro" (homem, masculino) e "gen" (sufixo que exprime a ideia de gerar, produzir).

Por se utilizar algumas vezes a grafia "andrógeno" e não "androgênio", há uma certa confusão com a palavra parônima "andrógino".

Andrógino é o mesmo que hermafrodita, que possui simultaneamente órgãos reprodutores (ou características) masculinos e femininos. A palavra é formada pelos termos gregos "andro" (masculino) e "gyne" (feminino)

 

O significado de Andrógeno está na categoria: Geral