Significado de Aneurisma

Compartilhar no Facebook

O que é Aneurisma:

Aneurisma é a dilatação anormal de um vaso sanguíneo, em consequência da fragilidade da parede do mesmo, que perdeu a elasticidade.

O aneurisma pode se apresentar de duas formas, uma esférica (aneurisma sacular) e outra de forma alongada (aneurisma fusiforme).

A gravidade do aneurisma é medida por seu tamanho e pelo local onde ocorreu a dilatação, que pode romper e deixar sequelas que comprometem a qualidade de vida do paciente, como distúrbios da fala, problemas de locomoção, coma, entre outros.

A formação de um aneurisma é lenta e progressiva, na maioria dos casos os aneurismas não geram nenhum sintoma até o seu rompimento, outros provocam dor de cabeça súbita, nauseas, vômitos e desmaios.

Os fatores de risco para o surgimento do aneurisma são: pessoas acima de 60 anos, o álcool, cigarro, diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, arteriosclerose, entre outros.

As alterações dos vasos sanguíneos são a principal causa de diversas outras doenças, tão perigosas quanto o aneurisma, entre elas, o AVC, trombose, isquemia e infarto.

Aneurisma cerebral

Aneurisma cerebral é uma dilatação que ocorre na parede fragilizada de uma artéria cerebral. É uma doença grave que pode deixar sequelas importantes, se houver ruptura da artéria e a hemorragia pode comprimir outras artérias do cérebro.

Aneurisma da aorta

A aorta é um vaso que parte do coração, atravessa o torax e o abdômen, se ramificando e levando sangue para todo o corpo. O aneurisma da aorta abdominal é uma dilatação da parede da aorta, que corre através do abdômen. O aneurisma cresce lentamente e quando há ruptura, vem acompanhada de forte dor e hemorragia interna.

O significado de Aneurisma está na categoria: Medicina