Significado de Antítese

Compartilhar no Facebook

O que é Antítese:

Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela apresentação de palavras de sentidos opostos.

A palavra antítese tem origem no termo grego antithesis, que significa resistência ou oposição. Por esse motivo, a antítese (que também é uma figura de pensamento) consiste na contraposição de conceitos, palavras ou objetos distintos.

A antítese é usada no âmbito da literatura mas também das artes plásticas. Esta figura de linguagem é mais comum em línguas como latim e grego, onde a aglutinação de palavras  ajuda na comparação de características, fazendo sobressair a realidade.

Durante o Renascimento, nas artes plásticas era preponderante a lei da simetria, que evoluiu para a dinâmica do contraste do Barroco. A utilização do contraste impetuoso da luz e da sombra é conhecido como um processo antitético.

A utilização de duas palavras opostas na mesma frase é conhecida como antítese, como podemos verificar nos seguinte exemplos: Viver e morrer são as coisas mais naturais do mundo. / A alegria e a tristeza fazem parte do meu trabalho.

Antítese e paradoxo

Muitas pessoas confundem a antítese com o paradoxo, que são duas figuras de pensamento. A diferença é que enquanto a antítese revela palavras que têm sentidos opostos, o paradoxo indica uma contradição de ideias que se encontra em uma só frase ou pensamento. O paradoxo remete para uma contraposição mais profunda de certos conceitos, expressando ideias que são incompatíveis e por vezes inconcebíveis à compreensão intelectual.

Vejamos alguns exemplos de paradoxo: A sua escuridão iluminou a minha vida. / A solidão é a minha melhor companhia.

O significado de Antítese está na categoria: Língua Portuguesa