Significado de Ao pé da letra

Compartilhar no Facebook

O que é Ao pé da letra:

Ao pé da letra significa dar o sentido exato, preciso, literal. O mesmo que literalmente. É uma expressão idiomática usada para fazer referência à interpretação fiel do que foi dito ou lido. Exemplo: Ele seguiu as instruções ao pé da letra. Neste exemplo, adquire ainda o sentido de rigorosamente, à risca.

Também é comum a quem está aprendendo uma língua estrangeira, fazer traduções ao pé da letra, ou seja, palavra por palavra. Algumas vezes de forma equivocada. Por exemplo, traduzindo do inglês “Put yourself in my shoes”, o significado ao pé da letra é “Se coloque nos meus sapatos”. No entanto, a interpretação pretendida na língua inglesa é o mesmo que “Se coloque no meu lugar” em português.

Usos populares

Pé-frio, mão-de-vaca e pão-duro são exemplos de expressões populares cujos significados em determinadas situações não podem ser tomados ao pé da letra. A própria expressão “ao pé da letra” se tornaria algo sem sentido se a tomássemos ao pé da letra. Neste caso, estaríamos nos referindo a alguma letra com pé.

Muitos humoristas utilizam a interpretação ao pé da letra de uma palavra ou conjunto de palavras porque a grafia ou fonética permitem a criação de um sentido inesperado que tem o objetivo de divertir o leitor. Exemplo: armarinho – vento que provém do mar.

O significado de Ao pé da letra está na categoria: Expressões Populares