Significado de Apatia

Compartilhar no Facebook

O que é Apatia:

Apatia é uma condição psicológica designada por um estado emocional de indiferença. É a falta de emoção ou motivação de um indivíduo perante algo ou alguma situação, tendo como algumas das suas características o desgaste físico, a inércia, a fraqueza muscular e a falta de energia (letargia).

A palavra apatia tem origem no grego apátheia, onde páthos que remete para “aquilo que afeta o corpo e a alma". É o estado de uma alma indiferente, que não é suscetível de se emocionar por falta de sensibilidade ou de sentimento.

A apatia pode ser um sintoma de algumas doenças, como a depressão. Frequentemente, as pessoas dizem que a apatia é a manifestação de um esgotamento nervoso, porque é caracterizada por indolência e marasmo.

Apatia também pode ser caracterizada por: frieza ou sonolência, e afeta visivelmente áreas como a dor, o medo, o desejo e o prazer, fazendo com o que o sujeito fique indiferente em relação a esses sentimentos.

No âmbito da filosofia, apatia é a carência de afetos ou paixões, ou ataraxia. A nível teológico, a apatia pode estar relacionada com o desprendimento completo dos bens terrenos. Apesar disso, o conceito de apatia espiritual remete para uma pessoa que está distante de Deus, não tendo vontade e/ou forças para buscar a vontade de Deus para a sua vida.

De acordo com a psicologia, apatia é um tipo caracterológico cujas reações afetivas se situam abaixo do nível médio.

A expressão apatia social está relacionada com falta de vontade de se revoltar ou tomar uma atitude em relação à corrupção política e outros temas que afetam a sociedade. Por exemplo, não vota é uma expressão de apatia social.

Causas da apatia

Normalmente, a apatia pode ser causada por motivos de estilo de vida (quando não dorme horas suficientes ou cumpre a mesma rotina todos os dias); psicológicos (no caso de depressão); e médicos (meningite, tuberculose, desidratação, etc.).

Apatia e Empatia

A apatia e empatia são dois estados emocionais opostos que alteram o modo como os seres humanos interagem. A apatia revela uma ausência de sentimentos, incapacidade de ter emoções relacionadas com outras pessoas. Por outro lado, a empatia faz com que um indivíduo se coloque na situação do outro, como se fosse capaz de sentir os seus sentimentos de alegria ou tristeza.

Tratamento da apatia

O sentimento de apatia pode ser normal para uma pessoa. Em alguns casos, a apatia pode não necessitar de tratamento através de algum medicamento. No caso do falecimento de um familiar próximo, por exemplo, é natural que um indivíduo demonstre tristeza e alguns sinais de apatia, que só vão desaparecer com o passar do tempo.

O tratamento vai depender porque a apatia é um sintoma que pode ser atribuído a várias doenças. Assim, o tratamento varia de acordo com a doença em questão. No entanto, quando a apatia é persistente, pode ser o sintoma de uma doença (como distimia, por exemplo), e requer tratamento. Quando a apatia está relacionada com depressões, ela requer tratamento através de medicamentos antidepressivos e psicoterapia.

O significado de Apatia está na categoria: Geral