Significado de Apócrifo

Compartilhar no Facebook

O que é Apócrifo:

Apócrifo significa falso, suspeito. Expressão usada quando um fato ou uma obra não tem sua autenticidade provada, ou seja, ela tem sua origem suspeita ou duvidosa.

Considerando as normas jurídicas, um documento apócrifo é aquele que não tem origem conhecida, que não traz identificação ou assinatura, ou que não está autenticado.

No âmbito da Literatura, apócrifo é também um adjetivo usado para designar uma obra de um autor desconhecido.

Apócrifo é um adjetivo qualificativo, de origem no termo grego apokryphos, que significa oculto, aquele que não foi explorado. É um termo muito usado pelos católicos, quando se referem a todos os escritos de assuntos sagrados, não incluídos pela Igreja cristã nos livros de inspiração divina, que são considerados autênticos.

Para a religião católica, todos os livros escritos sem o reconhecimento dos ensinamentos de Jesus Cristo, são considerados livros apócrifos, também chamados de livros pseudo-canônicos, que segundo a religião alguns escritos comprovam que não podem ser aceitos como palavra de Deus, pois contêm ensinamentos incoerentes com o restante da Bíblia. Existem vários livros apócrifos, principalmente do Novo Testamento, sendo que alguns tiveram uma grande aceitação. Alguns exemplos de livros apócrifos são: Evangelho de Maria Madalena, Apócrifo de Tiago e Apocalipse de Paulo.

O significado de Apócrifo está na categoria: Geral