Significado de Apraxia

Compartilhar no Facebook

O que é Apraxia:

Apraxia é um termo da área da medicinae consiste em uma disfunção neurológica caracterizada pela incapacidade de executar movimentos coordenados, sem que haja paralisia muscular.

O termo tem origem na palavra grega apraxía que significa "impossibilidade de fazer".

Pessoas que sofrem de apraxia não conseguem realizar corretamente determinados movimentos, embora conservando a mobilidade dos membros e apesar de não existir paralisia muscular nem dos nervos. As lesões do córtex cerebral são uma das principais causas das diversas manifestações de apraxia.

Em muitos casos de apraxia as pessoas não conseguem fazer movimentos previamente aprendidos, apresentando também, em muitos casos, dificuldade em utilizar ferramentas e outros instrumentos, cometendo frequentemente graves erros que podem colocar em risco a sua integridade física e a de outras pessoas.

Apesar de não apresentarem lesões nos membros que permitiriam fazer um determinado movimento, uma lesão cerebral parece ter apagado a memória de como esse movimento deve ser feito. Por exemplo, uma pessoa pode não conseguir abotoar uma camisa, fazer um desenho, tocar um instrumento musical, etc.

É muito importante que pessoas que sofrem de apraxia tenham o acompanhamento e tratamento por parte de profissionais especializados em recuperação neuro-motora. O tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível depois do diagnóstico, pois assim a probabilidade de uma recuperação total é maior.

Apraxia ideomotora

A apraxia ideomotora ou ideativa é a dificuldade de fazer um gesto simples, sem a utilização de um objeto. Neste caso (que é observado frequentemente em casos de demência), o paciente pode fazer o gesto de forma automática, mas revela problemas em fazê-lo a pedido de outra pessoa. Por exemplo, pode não conseguir fazer o sinal da cruz, mas quando entra em uma igreja, ele faz o gesto automaticamente.

Apraxia verbal

A apraxia verbal é uma condição que dificulta alguns movimentos musculares que são essenciais para a produção de fonemas, o que prejudica o processo de fala e comunicação.

Apraxia oculomotora

A apraxia oculomotora é uma desordem nos movimentos voluntários dos olhos, onde a pessoa em questão é incapaz de mexer os olhos de uma determinada forma. Indivíduos que sofrem de apraxia oculomotora muitas vezes não conseguem fixar o olhar e deslocar os olhos na horizontal, tendo que mexer a cabeça como forma de auxílio.

O significado de Apraxia está na categoria: Medicina