Significado de Apud

Compartilhar no Facebook

O que é Apud:

 

Apud é uma palavra latina que significa junto a, perto de, em. É empregada em referências bibliográficas para fazer uma citação indireta, ou seja, citar um trecho que não foi lido diretamente na obra original, mas citado por outro autor.

Normalmente é usada no corpo do texto com o significado de “citado por”, “segundo” ou “conforme”, indicando ao leitor que a citação é feita conforme o que foi lido e referenciado por um outro autor que teve acesso à obra original.

É muito frequente aparecer o termo em teses, artigos, monografias e outras dissertações acadêmicas. Contudo, é aconselhável ao longo do trabalho não fazer muitas citações usando a palavra apud, devendo-se utiliza-la apenas nos casos de obras originais de difícil acesso por exemplo: publicações antigas, obras raras ou textos em línguas dificilmente acessíveis.

Um exemplo do uso do termo é: Euclides, apud Boyer, 1991.

Se em um trabalho surge a referência acima, através do termo apud sabe-se que o autor do trabalho não teve acesso à obra escrita por Euclides. Porém, teve acesso à obra escrita por Boyer onde este fez uma citação retirada da obra original.

As regras para citação de autores são regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

O significado de Apud está na categoria: Geral