Significado de Artigo

Compartilhar no Facebook

O que é Artigo:

Artigo é um termo com significado e aplicações diferentes em áreas distintas. Na área comercial, artigo é cada unidade de mercadoria, cada objeto de negócio.

Nos textos jurídicos, leis, decretos e códigos, artigo é cada uma das divisões do texto numeradas ordinalmente. Exemplo: Art. 12º do Código Penal

Em termos gramaticais, artigo é uma palavra variável que antecede o substantivo e indica o gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).

- Os artigos o, a, os, as são denominados artigos definidos (quando identifica o substantivo de maneira precisa). Exemplo: O professor está ensinando os alunos.

- Os artigos um, uma, uns, umas são denominados indefinidos (quando se refere ao substantivo de maneira vaga). Exemplo: Comprou um caderno e uma caneta.

Em Jornalismo, é considerado artigo uma publicação escrita para um jornal ou uma revista (ou mesmo para ser veiculada através do rádio ou televisão), e que contenha a opinião do autor sobre um tema específico. Os artigos de jornais impressos geralmente são escritos por autores convidados para comentarem sobre um determinado tema.

Na elaboração de trabalhos acadêmicos, o artigo científico se caracteriza pela descrição e apresentação de dados resultantes de uma pesquisa realizada seguindo um método científico e avaliado por cientistas. Um artigo científico deve obedecer a linguagem e métodos próprios da área da ciência para a qual é feita a investigação.

O significado de Artigo está nas categorias: Geral, Língua Portuguesa