Significado de Artrite

Compartilhar no Facebook

O que é Artrite:

Artrite é uma inflamação que ocorre nas articulações do corpo, provocando muita dor e dificuldade para executar movimentos. É uma doença que pode acometer as pessoas de qualquer idade, sendo mais frequente em idosos e obesos.

A artrite pode surgir pelo desgate natural das articulações, por traumatismo, fungos, vírus ou bactérias, que através da corrente sanguínea se instalam nas articulações gerando inflamações.

A artrite é uma complicação que ocorre em grande número de portadores de doença celíaca - pessoas que têm intolerância ao glúten (proteína encontrada  no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados como massas, pães, biscoito, pizza, bolo etc.).

O portador de artrite apresenta taxas elevadas de eosinófilos - células sanguíneas que se desenvolvem na medula óssea e são responsáveis pela defesa do organismo contra infecções e parasitas. Quando a concentração de eosinófilos se apresenta muito elevada (superior a 700 por microlitro) indica a presença de artrite reumatoide nas articulações, entre outras doenças.

As articulações estão sujeitas a diversas doenças, entre elas:

Artrite reumatoide - doença autoimuni que afeta a cartilagem e o revestimanto articular, provocando inflamação nas articulações.

Artrose ou osteoartrose - é o crescimento anormal das articulações.

Cifose - curvatura acentuada, para fora, da parte superior da coluna vertebral, que pode ser provocada pela artrite.

Gota - é a elevação do ácido úrico no sangue o que acarreta o depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações.

Fibromialgia - é uma dor crônica que acomete as articulações e os tendões. Sua origem pode ser tensional e estresse, como também desequilíbrios hormonais.

Reumatismo - é o nome comum a todas as doenças que atingem as articulações, os músculos e os ossos, cada uma com suas características, entre elas a artrite, a artrose, a fibromialgia etc.

O significado de Artrite está na categoria: Medicina