Significado de Asma

Compartilhar no Facebook

O que é Asma:

Asma é uma doença pulmonar causada pelo estreitamento dos bronquíolos que dificultam a passagem do ar e provocam as contrações (broncoespasmos) que reduzem ou impossibilitam a respiração.

A palavra "asma" vem do grego Asthma e significa "palpitação".

Os bronquíolos são pequenos canais de ar dos pulmões (vias aéreas). Quando inflamados, há uma diminuição do seu diâmetro, provocando as crises de falta de ar.

A asma pode ser causada por vários fatores, entre eles: alergia a poeira, mofo, pólen, pelos de animais, alterações climáticas, cheiros fortes, fumaça, infecções e viroses como gripes e resfriados, medicamentos, ingestão de determinados alimentos, aspectos emocionais e demasiado esforço físico.

As crises asmáticas são acompanhadas pela sensação de sufoco e ocorrem principalmente à noite.

Além da falta de ar, outros sinais frequentes que caracterizam a asma são: tosse (com ou sem catarro), sibilância (chiado no peito) e dor no peito. Os sintomas variam de pessoa para pessoa.

De acordo com as crises apresentadas, a asma pode ser classificada em:

  • Intermitente (crises esporádicas);
  • Persistente leve (duas vezes por semana);
  • Persistente moderada (mais de duas vezes por semana);
  • Persistente grave (crises diárias).

O tratamento é feito por meio de broncodilatadores ou anti-inflamatórios, usados na forma de comprimido, xarope, nebulização, ou dos nebulímetros, conhecidos como spray ou bombinha.

O significado de Asma está na categoria: Medicina