Significado de Austeridade

Compartilhar no Facebook

O que é Austeridade:

Austeridade significa algo que é austero, severo, grosseiro. Austeridade é uma severidade de costumes, de vida, também pode ser uma espécie de penitência, rigor e disciplina.

No âmbito da economia, austeridade significa ter um maior rigor no controle de gastos, faz parte de um plano ou de uma política, quando algum paíse está com um alto déficit e não consegue mais se sustentar. O plano de austeridade ocorre através do corte de despesas dispensáveis e/ou supérfluas.

Política de austeridade é uma exigência do Fundo Monetário Internacional (FMI), quando  um país que possui dívidas com o Fundo, pretendem refinanciá-las. A instituição exige a redução dos gastos públicos, para que consigam pagar suas dívidas. Esta política econômica é rigorosa e restritiva, pois limita o consumo privado e público.

Planos de austeridades já foram utilizados por vários países, em especial com a crise na Europa, países como a Grécia, Itália e Portugal, que entraram para o programa de austeridade para controlar seus gastos.

A austeridade também pode ser uma característica de uma pessoa, sendo que neste caso descreve uma pessoa rigorosa, ríspida, severa e inflexível. Ex: Ele teve uma infância muito complicada, porque o seu pai era uma pessoa austera.

O significado de Austeridade está na categoria: Geral