Significado de Baluarte

Compartilhar no Facebook

O que é Baluarte:

Baluarte significa fortaleza, construção alta, cercada por muralhas. É um termo de origem da língua francesa. Baluarte também significa algo que serve de defesa, que sustenta alguma coisa.

Baluarte é uma estrutura de fortificação de arquitetura militar, é uma obra feita para defender pessoas, por possuir uma estrutura mais pesada e forte, baluartes estão geralmente em esquinas, em um formato de pentágono, e sustentado por muralhas de alvenaria.

A primeira obra de baluarte surgiu na Itália, no século XV, mas tornou-se mais conhecida na segunda metade do século XVII, com o marquês de Vauban, na França. Inicialmente, o baluarte era utilizado pela artilharia, para cruzar fogos com os outros baluartes, e para impedir o ataque dos inimigos.

Existem diversos tipos de baluarte, os duplos, planos, truncados, simples, meio-baluarte, regular, real, terraplanado etc.

No sentido figurado baluarte significa lugar seguro, sustentáculo e é usada para descrever os elementos essenciais que servem de fundamento e que sustentam alguém ou alguma coisa. Ex: A música é um dos baluartes da cultura.

O significado de Baluarte está na categoria: Geral