Significado de Bamba

Compartilhar no Facebook

O que é Bamba:

Bamba é uma palavra com vários significados. Popularmente é usada para designar uma pessoa perita em determinado assunto, alguém muito bom naquilo que faz. Bamba é um indivíduo corajoso, valente e decidido, um bambambã.

No samba, existem algumas letras de música que mencionam a palavra "bamba". Por exemplo, na música "Casa de Bamba", de Martinho da Vila:

"Na minha em casa todo mundo é bamba, todo mundo bebe, todo mundo samba"

Ou ainda, na música "Na cadência do samba", do grupo Os Novos Baianos:

"Batucada de bamba, cadência bonita do samba"

A expressão popular "estar na corda bamba" significa estar numa situação instável, algo perigosa. Em geral, os equilibristas usam uma corda presa em dois pontos, uma corda bamba, para fazerem exercícios de equilibrismo - um esporte também conhecido pelo termo inglês "slackline".

A palavra "bamba" também é empregada como sinônimo de "bambúrrio", que significa "sorte no jogo", "acaso". É algo como a descoberta de uma fortuna ou um acontecimento inesperado e que traz sorte. Em determinados jogos, especialmente no jogo de bilhar, a expressão "por bambúrrio" refere-se a uma forma de ganhar sem aplicar uma estratégia de jogo. Ganha-se por acaso, por sorte.

Bamba também é o nome de uma ave africana palmípede, isto é, uma ave que tem os dedos dos pés unidos por uma membrana.

O significado de Bamba está na categoria: Geral