Significado de Berço esplêndido

Compartilhar no Facebook

O que é Berço esplêndido:

Berço esplêndido é uma expressão que faz parte do Hino Nacional Brasileiro cujo significado se refere ao continente americano - mais especificamente à América do Sul, onde o Brasil está localizado - de acordo com a primeira estrofe da segunda parte do Hino:

"Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao Sol do Novo Mundo!"

O autor do Hino, Joaquim Osório Duque Estrada, faz referência ao país que brilha (fulgura) e é motivo de orgulho, que se destaca (florão) entre os outros países que fazem parte da América. O continente americano (composto pela América do Norte, América Central e América do Sul) foi designado de Novo Mundo por oposição ao Velho Mundo (Europa).

De acordo com a letra, o Brasil estará para sempre repousado em um local deslumbrante, banhado pelo Oceano Atlântico e sob a imensidão do céu.

A frase "Deitado eternamente em berço esplêndido" tem gerado alguma controvérsia, havendo quem defenda que a palavra "deitado" exprime a ideia de "adormecido", "cansado", "preguiçoso" ou "que não luta", características que não seriam representativas da grandeza e glória do País.

O significado de Berço esplêndido está na categoria: Geral