Significado de Biblioteca

Compartilhar no Facebook

O que é Biblioteca:

bibliotecaBiblioteca é um espaço físico em que se guardam livros, dispostos ordenadamente para estudo e consulta. É a coleção de livro.  É uma palavra de origem grega. Biblioteca é todo espaço, seja ele concreto ou virtual que reúne coleção de informações de qualquer tipo, sejam livros, enciclopédias, dicionário, monografias, revista, folhetos etc., ou digitalizadas e armazenadas em CD, DVD e banco de dados.

As bibliotecas podem ser públicas ou particulares. Nas bibliotecas públicas o acesso aos livros e outros materiais costuma ser gratuito, sendo  permitido o empréstimo de livros por um determinado período. As bibliotecas públicas têm o objetivo de propiciar o acesso à informações que sejam úteis para os indivíduos, e que levem cultura à sociedade. Existem também as bibliotecas comunitárias, que geralmente situam-se em bairros da periferia, e nem sempre recebem apoio do Governo.

As bibliotecas particulares podem ser mantidas por instituições de ensino privadas, fundações, instituições de pesquisa ou grandes colecionadores.  Abrindo suas portas para estudantes, leitoras e pesquisadores.

Existem também as bibliotecas especializadas, que oferecem coleções de informações sobre determinado assunto, tais como medicina, matemática, cinema e outros.

O significado de Biblioteca está na categoria: Geral