Significado de Biologia

Compartilhar no Facebook

O que é Biologia:

Biologia é o estudo da vida. Trata do conhecimento sobre nós mesmos e sobre o mundo do qual fazemos parte e no qual atuamos. É uma palavra formada pelos termos gregos “bios” (vida) e “logos” (estudo) cujo significado literal é “estudo da vida”. É uma ciência natural que estuda a origem e as características dos seres vivos e suas interações com o ambiente.

Os seres vivos são divididos em cinco grandes reinos, classificados de acordo com o número de células (unicelulares ou multicelulares), organização celular (procariontes ou eucariontes) e tipo de nutrição (autótrofos ou heterótrofos):

Reino Monera: organismos unicelulares e procariontes (células sem núcleo individual). Ex.: bactérias e algas

Reino Protista: organismos unicelulares e eucariontes (células com núcleo individual). Ex.: protozoários e algas unicelulares

Reino Fungi: organismos eucariontes e heterótrofos (não sintetizam o próprio alimento). Ex.: fungos, cogumelos, mofos

Reino Plantae (Metaphyta): organismos pluricelulares, eucariontes e autótrofos (fotossintetizantes). Ex.: plantas

Reino Animalia (Metazoa): organismos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos.

A Biologia é subdividida em diferentes áreas para aprofundamento dos diversos e complexos aspectos relacionados aos seres vivos, sendo algumas delas: Anatomia, Biologia Evolutiva, Biologia Celular e Molecular, Botânica, Ecologia, Genética, Histologia, Zoologia.

Alguns cientistas com relevantes contribuições em algumas áreas da Biologia foram: Alexander Fleming (médico britânico – descobriu a penicilina), Carlos Lineu (botânico sueco – pai da taxonomia moderna), Charles Darwin (naturalista britânico - teoria da evolução das espécies), Louis Pasteur (químico francês - inventor da pasteurização), entre outros.

O significado de Biologia está na categoria: Geral