Significado de Bitcoin

Compartilhar no Facebook

O que é Bitcoin:

Bitcoin ( também conhecida pela sigla BTC), é uma moeda virtual (ou digital) criada por Satoshi Nakamoto em 2009. Significa moeda bit (sendo que coin é moeda em inglês, e bit corresponde ao dígito binário, termo que expressa menor unidade de informação a nível informático).

A Bitcoin não é apenas uma moeda é também um protocolo e um software que possibilita transações peer-to-peer instantâneas (não envolve intermediários) e pagamentos a nível mundial. A Bitcoin também apresenta taxas de processamento baixas ou nulas.

A grande diferença da Bitcoin é que como não é dependente de um organismo administrador central, não é possível que um desses organismos manipule o seu valor.  Através do site Bitcoin, é possível adquirir e fazer transferências da determinada moeda de forma anônima. Essa descentralização e anonimato parecem estratégias de diferenciação de outras moedas virtuais já existentes. As bitcoins são guardadas pelos seus respetivos donos nos seus computadores, o que é visto por muitos como uma desvantagem, já que ficam mais vulneráveis a um possível ataque de um hacker.

Apesar da Bitcoin não ter um formato físico, economicamente falando, ainda é considerada como um ativo. A partir de 2011, várias organizações começaram a aceitar doações sob a forma de Bitcoin. Em 2012, várias lojas já aceitavam a Bitcoin como forma de pagamento.

A produção de bitcoins é conhecida como bitcoin mining ou mineração de bitcoin, em português. Esta é uma área de extrema competitividade, onde são vendidos no mercado equipamentos específicos que cumprem essa tarefa de mineração.

No dia 11 de Abril de 2013, o jornal "O Globo" anunciou que uma bitcoin atingiu o elevado valor de 266 dólares (aproximadamente 533 reais). Apesar disso, no dia seguinte perdeu metade do valor, voltando a subir pouco depois. Essa flutuação denota alguma instabilidade, o que levanta a desconfiança de muitas pessoas a respeito da BitCoin.

Vários jornais têm tentado encontrar o criador da Bitcoin, Satoshi Nakamoto, mas sem sucesso. Aparentemente, este é o pseudônimo do criador (ou grupo de criadores) da moeda.

O significado de Bitcoin está na categoria: Tecnologia