Significado de Blu-Ray

Compartilhar no Facebook

O que é Blu-Ray:

Blu-ray é um tipo de DVD com grande capacidade para armazenamento de áudios e vídeos de alta definição. O nome da tecnologia é uma combinação das palavras inglesas "blue" que significa "azul" (nome da cor do laser usado) e "ray", que significa "raio" (raio ótico).

O laser azul é uma das grandes inovações entre o Blu-Ray e os atuais DVDs, que utilizam o laser vermelho. O laser azul possui menor comprimento de onda possibilitando uma maior precisão na leitura e gravação das informações.

Outra grande diferença é a capacidade de armazenamento. Os discos Blu-ray (Blu-Ray Discs ou BD) possuem capacidade para guardar 27 GB (gigabytes) de conteúdo digital - um valor muito superior aos discos DVD padrão que armazenam 4,7 GB de dados.

Em um disco Blu-Ray o usuário pode fazer a gravação de um programa enquanto assiste a outro programa, editar programas gravados no disco, gravar televisão em HDTV (alta definição) etc.

Além disso, um disco Blu-Ray permite diferentes níveis de interatividade, por exemplo, é possível ao usuário conectar-se à internet e fazer o download de conteúdos extras disponibilizados pela produtora de um filme.

O desenvolvimento da tecnologia Blu-Ray teve início no ano de 2000.

O significado de Blu-Ray está nas categorias: Geral, Tecnologia