Significado de Bluetooth

Compartilhar no Facebook

O que é Bluetooth:

Bluetooth é o nome de uma tecnologia de comunicação sem fios (wireless) que interliga e permite a transmissão de dados entre computadores, telefones celulares, câmeras digitais e outros dispositivos através de ondas de rádio.

Foi criado em 1994 pela empresa sueca Ericsson que pretendia uma tecnologia de baixo custo que permitisse a comunicações entre celulares e acessórios sem necessidade de cabos.

Uma aplicação de grande importância do bluetooth é a comunicação entre celulares e fones de ouvido sem fios. Quem está dirigindo um veículo, tem a vantagem de não necessitar utilizar as mãos para atender o celular nem ter fones de ouvido ligados por fios.

Os carros que possuem esta tecnologia funcionam com sistemas de viva voz. O motorista liga o bluetooth no celular e, quando há uma chamada, é ativado o sistema de alta voz.

A utilização da tecnologia Bluetooth também é aplicada em teclados, mouse e impressoras, que funcionam sem necessidade de cabos ligados ao computador.

Origem do nome Bluetooth

Consta que o nome Bluetooth foi escolhido em homenagem ao rei da Dinamarca e da Noruega Harald Blåtand (Bluetooth é uma versão inglesa para o nome original escandinavo) que durante seu reinado (no século X) conseguiu unificar tribos dos países escandinavos. A analogia é uma referência à tecnologia que também une protocolos de comunicação num padrão universal.

O significado de Bluetooth está na categoria: Tecnologia