O que é e como funciona o Bluetooth

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Bluetooth é o nome de uma tecnologia de comunicação sem fios (wireless) que interliga e permite a transmissão de dados entre dispositivos através de ondas de rádio.

Foi criado em 1994 pela empresa sueca Ericsson, que pretendia uma tecnologia de baixo custo que permitisse comunicações entre aparelhos sem a necessidade de cabos.

Desde o seu lançamento (em 1999) até a atualidade, a tecnologia Bluetooth tem passado por várias atualizações e está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.

É a responsável pela comunicação entre celulares, fones de ouvido, caixas de som, automóveis, computadores, teclados, mouses, relógios digitais, robôs de cozinha e outros dispositivos que se comunicam sem utilizar fios.

Como funciona o Bluetooth

O Bluetooth funciona de forma muito parecida com o Wi-fi. A tecnologia utiliza ondas de rádio de curta distância para enviar e receber informações entre aparelhos. Para que a comunicação via Bluetooth aconteça, os dispositivos têm de estar perto um do outro e, geralmente, não é necessário estar conectado à internet.

A tecnologia tem capacidade de comunicação média, em torno de 2,4 GHz. O Hertz (Hz) é a unidade que mede a frequência de ondas, ou seja, as suas oscilações. Um gigahertz (Hz) corresponde a um bilhão de hertz.

Como o Bluetooth tem uma frequência de mais de dois gigahertz, significa que, em um segundo, sua onda oscila mais de dois bilhões de vezes. Esse valor é muito superior ao de uma televisão de alta qualidade (480 Hz), por exemplo.

Porém, a potência dos sinais de ondas não é considerada forte. Uma vez que são ondas de curta distância, em aparelhos que estão próximos, não precisam ter muito mais de 1mW de potência. O miliwatt (mW) corresponde a um milésimo de watt (unidade que mede a potência).

Esse valor é mais baixo do que de aparelhos simples, como um laser de brinquedo (5mW) ou uma lâmpada LED (8W), por exemplo. A tecnologia Bluetooth gasta pouquíssima energia, mesmo quando utilizada em vários aparelhos em simultâneo.

É seguro utilizar?

A cada versão, a tecnologia Bluetooth melhora a sua segurança contra ataques hackers e vírus. É uma tecnologia segura de ser usada e que só permite a conexão entre aparelhos com a autorização do utilizador. Portanto, deve-se estar atento e não autorizar que dispositivos que não se conhece se conectem aos seus.

Cada dispositivo com Bluetooth também possui um nome, que funciona como uma espécie de endereço. Esse nome, além de possibilitar que a tecnologia se conecte exatamente com aparelhos desejados em um ambiente com vários dispositivos Bluetooth, também permite que o utilizador escolha precisamente o aparelho que quer conectar.

O Bluetooth também é seguro de ser utilizado quando se pensa em perigos para a saúde. Além de transmitir ondas de baixa potência, não há pesquisas científicas que comprovem que a utilização possa ser de alguma forma prejudicial à saúde.

Origem do nome Bluetooth

O nome Bluetooth foi escolhido em homenagem ao rei Haroldo I (Harald Blåtand) da Dinamarca e da Noruega. A história conta que durante seu reinado, no século X, ele conseguiu unificar tribos dos países escandinavos e fazer com que se comunicassem. A analogia é uma referência à tecnologia que une protocolos de comunicação num padrão universal.

Haroldo I ficou conhecido como o Dente Azul, uma referência ao dente danificado que tinha devido aos maus hábitos de higiene da época. A palavra "blue tooth", em inglês, significa dente azul.

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar