Significado de Bulimia

Compartilhar no Facebook

O que é Bulimia:

Bulimia é um transtorno alimentar que leva a pessoa a exagerar na ingestão de alimentos e logo a seguir provocar o vômito, ou ainda fazer uso de outros recursos como tomar laxante, ficar um longo período sem se alimentar ou praticar exercícios físicos em excesso, para impedir o ganho de peso.

A palavra "bulimia" deriva do termo grego "bous" = boi e "limos" = fome.

A prática da bulimia pode levar a sérias complicações de saúde, como desnutrição, inflamação na garganta, desidratação, desmaios, arritmia cardíaca, problemas gastrintestinais, podendo inclusive levar à morte.

Bulimia e Anorexia

Anorexia

A anorexia é um transtorno alimentar caracterizado por um medo intenso de engordar e preocupação exagerada com o peso. A pessoa se olha no espelho e acha que está gorda, mesmo que esteja muito magra.

Esse medo de engordar leva a pessoa a fazer dietas inadequadas, jejuns, praticar exercícios físicos intensamente e ainda utilizar outros métodos para emagrecer ainda mais.

A característica mais marcante da anorexia é a magreza exagerada, que pode chegar a um grau de desnutrição extrema chamada de caquexia.

Pessoas com anorexia também podem desenvolver bulimia, como consequência daquele transtorno.

A anorexia está associada a um perfeccionismo exagerado, ansiedade e comportamentos obsessivos.

Bulimia

A bulimia é um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão compulsiva de grandes quantidades de alimentos num curto espaço de tempo, seguida de vômitos induzidos, uso de laxantes e diuréticos, jejuns prolongados e prática exagerada de atividade física para não engordar.

Na maior parte dos casos, a bulimia atinge mulheres que estão dentro do peso ideal, mas que são obcecadas com o corpo e por isso seguem dietas muito rigorosas.

De fato, a bulimia não é marcada pela magreza exagerada das pessoas, como ocorre na anorexia, estando mais relacionada com baixa autoestima e sintomas depressivos.

Causas da Bulimia

A bulimia pose ser causada por diversos fatores, entre eles, transtornos psicológicos, onde o indivíduo tem obsessão por dieta e forma física perfeita, mas come descontroladamente e sente-se culpado por exagerar nas calorias ingeridas.

Predisposição genética, insatisfação com o próprio corpo, preocupação obsessiva com a forma física, pressões sociais e familiares estão entre as principais causas de bulimia.

O tratamento da bulimia é multidisciplinar e envolve médico, psicólogo, psiquiatra e nutricionista.

O significado de Bulimia está na categoria: Medicina e pertence ao dossiê: Doenças