Significado de Caatinga

Compartilhar no Facebook

O que é Caatinga:

Caatinga é um tipo de vegetação formada de árvores de pequeno porte, arbustos tortuosos e plantas cactáceas. De modo geral, quase todas as plantas da caatinga possuem espinhos. É uma vegetação tipicamente brasileira, não existe em nenhum outro local. É o ecossistema mais depredado do planeta, em consequência do uso da lenha para combustível, da caça e da seca constante na região.

A caatinga é um bioma típico do clima semiárido - quente, com baixa umidade, com chuvas escassas no inverno, e que se estende em grande parte do Nordeste brasileiro - no sul do Maranhão e do Paiui e em grandes áreas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Se prolonga também na Região Sudeste, no norte do estado de Minas Gerais.

O nome caatinga significa, em tupi-guarani - "mata branca", cor predominante da vegetação durante a estação seca, onde quase todas as plantas perdem as folhas, o que diminui a evaporação e a perda de água armazenada em seu galhos. Algumas plantas possuem uma película impermeável, que também controla a perda de água.

Plantas da caatinga

Entre as árvores de pequeno porte, encontradas na caatinga estão o juazeiro, também conhecido por juá ou laranja do vaqueiro, o umbuzeiro, o pau-ferro, a arueira e a barauna. Nas áreas de solo pedregoso a caatinga apresenta arbustos tortuosos, mais baixos, deixando o solo descoberto. Nas regiões mais secas aparecem os cactos, como o ficheiro, o mandacaru e o xique-xique, que serve de alimento para os animais, na época de seca prolongada. Aparece ainda as bromeliáceas, como a macambira.

O significado de Caatinga está na categoria: Geral