Significado de Canônico

Compartilhar no Facebook

O que é Canônico:

Canônico é um adjetivo que caracteriza aquilo que está de acordo com os cânones, com as normas estabelecidas ou convencionadas.

Canônico tem especial significado quando se refere à Igreja Católica Romana, acompanhando diversos elementos ligados à Igreja: vinho canônico, rito canônico, oração canônica, lista de santos reconhecidos pela igreja etc.

O Código do Direito Canônico é o conjunto de normas (cânones) que orientam a disciplina eclesiástica, definem a hierarquia administrativa, os direitos e deveres dos fiéis católicos, os sacramentos e possíveis sanções por transgressão das normas.

Em Gramática e Linguística, é designada por canônica a estrutura gramatical que segue as normas definidas na Gramática. Por exemplo, sujeito + predicado é a estrutura sintática canônica dos termos de uma oração.

Em Matemática, a forma canônica é uma forma simples de apresentar algum objeto matemático, podendo ser uma matriz, uma equação ou uma fórmula. Em relação a matrizes, a forma canônica de Jordan é uma das mais conhecidas.

O significado de Canônico está na categoria: Geral