Significado de Carpe diem, quam minimum credula postero

Compartilhar no Facebook

O que é Carpe diem, quam minimum credula postero:

Carpe diem, quam minimum credula postero, é uma expressão em latim que significa “aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”. A frase foi escrita por Horácio Flaco (65 a.C.- 8 a.C.), poeta e filósofo da Roma Antiga, no livro “Odes”, uma das obras mais importantes da literatura universal.

Alguns aspectos do Epicurismo se destacam em sua obra, como a importância de se encontrar a felicidade e se buscar a saúde da alma. Para o filósofo Horácio, a sabedoria consiste em saber aproveitar o presente, porque se sabe que a vida é breve.

"Carpe diem, quam minimum credula postero", é um convite para se aproveitar o presente, usufruindo intensamente os momentos, sem pensar no que o futuro lhes reserva, sem se preocupar com o amanhã.

O filme Sociedade dos Poetas Mortos, conta a história de um professor de poesia, em uma escola preparatória para jovens, na qual predomina valores tradicionais. O filme transmite uma profunda mensagem de vida, sintetizada na expressão latina do poeta Horácio “Carpe diem” (aproveite a vida), no sentido de que viva a vida intensamente, uma vez que ela dura pouco.

O significado de Carpe diem, quam minimum credula postero está na categoria: Geral