Significado de Censo

Compartilhar no Facebook

O que é Censo:

Censo é o conjunto de dados estatísticos que informa diferentes características dos habitantes de uma cidade, um estado ou uma nação.

A palavra tem origem no latim “census” que significa "estimativa". Na Antiga Roma, o censo era realizado para identificar os proprietários de terras e determinar o pagamento de impostos.

Na Idade Média, censo era também um tipo de pensão anual que os servos pagavam ao senhor pela posse de uma terra ou por um contrato.

O censo ou recenseamento demográfico é um “retrato” da população que mostra quem são, onde estão e como vivem os habitantes de determinada nação. Através do censo é possível acompanhar a evolução de uma população ao longo do tempo.

O censo demográfico é a principal fonte de dados sobre a população que habita cada localidade, consistindo no mais importante instrumento de consulta para criação de estratégias e tomada de decisões sobre investimentos em áreas como Educação, Saúde, Cultura e Infraestrutura.

A realização do censo em quase todos os países do mundo acontece de 10 em 10 anos. No Brasil, o primeiro censo demográfico foi realizado em 1872. Em 2010 foi realizado o XII Censo Demográfico pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entidade responsável pela elaboração do censo demográfico brasileiro desde 1940.

Na educação, é feito o Censo Escolar, que recolhe os dados estatísticos específicos das escolas públicas e privadas em todo o país.

O significado de Censo está na categoria: Geral