Significado de CEO

Compartilhar no Facebook

O que é CEO:

CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em Português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. É o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.

Não são todas as empresas que possuem uma pessoa no cargo de CEO. No geral, todas possuem um Diretor Geral, porém a função de CEO é mais utilizada em grandes empresas multinacionais, onde é necessário uma pessoa com habilidade e competência para estar à frente da organização como um todo.

Dependendo da empresa, o CEO pode ser também o Presidente do Conselho de Administração (em inglês Chairman of the Board). Neste caso, é nomeada uma pessoa para a função de Diretor de Operações (em Inglês, COO - Chief Operating Officer).

Geralmente o CEO é nomeado de acordo com o seu reconhecimento no mercado de atuação da empresa. Um CEO mundialmente conhecido foi Steve Jobs, responsável por lançar no mercado os inovadores produtos da empresa Apple. No caso da famosa empresa Google, Larry Page assume a função de CEO, sendo responsável pela estratégia tecnológica e desenvolvimento de novos produtos da empresa.

O termo CEO é um estrangeirismo cada vez mais utilizado em comunicações empresariais. Foi introduzido com a globalização e com a necessidade de um responsável pelas estratégias e visão das grandes empresas no mercado internacional.

Existem diversas siglas inglesas para designar os diretores dos diferentes setores de uma empresa. São chamadas de "CxO" (C de Chief e O de Officer), em que o x é a designação da função, por exemplo, "Chief Financial Officer" (CFO - Diretor Financeiro) e "Chief Operating Officer" (COO - Diretor de Operações).

A sigla CEO também pode indicar um Centro de Especialidades Odontológicas ou Centro de Estudos Ornitológicos.

O significado de CEO está na categoria: Siglas