Significado de Chato

Compartilhar no Facebook

O que é Chato:

Chato é um termo com diferentes significados. Pode se referir a uma superfície plana, sem relevo; a um tipo de inseto, mais conhecido como piolho; ou, no sentido popular, a um indivíduo ou situação maçante, incômoda e inoportuna.

A origem etimológica da palavra vem do grego “platýs” que significa “largo”. Porém, o termo caracteriza uma superfície sem profundidade e sem relevo, rasa, plana. Desse sentido deriva uma doença denominada “pé chato”, também conhecida como “pé plano”. É uma deformidade causada pelo achatamento de um ou mais arcos do pé, que se desenvolve principalmente em crianças entre os 3 e 4 anos de idade, podendo se desenvolver também em adultos.

Chato é também o nome de um inseto sem asas e de corpo achatado, vulgarmente conhecido como piolho. O piolho é um parasita que habita nas pelagens do hospedeiro e se alimenta de sangue. A pediculose (infestação de piolhos) é um problema que afeta seres humanos e animais, causando muito incômodo e desconforto devido às frequentes coceiras. Também conhecido de forma popular como "chato", é o inseto (Phthirus púbis) causador da pediculose do púbis.

Popularmente é designado por chato, a pessoa ou coisa que seja inconveniente, impertinente, aborrecida e maçante. Quando um indivíduo é extremamente chato é comum usar a expressão “chato de galochas” para o definir. Em inglês, uma pessoa chata é classificada como boring ou annoying.

A palavra "chatice" descreve uma situação aborrecida, que pode ter sido causada por uma pessoa chata.

O significado de Chato está na categoria: Geral