Significado de Chuva Ácida

Compartilhar no Facebook

O que é Chuva Ácida:

 

Chuva ácida é um fenômeno atmosférico causado em escala local ou regional, pela precipitação de chuva carregada com grande quantidade de ácidos, resultante do lançamento de poluentes produzidos pelas atividades humanas.

Mesmo em ambientes não poluídos, as chuvas são sempre ácidas. A combinação de gás carbônico e água presentes na atmosfera produzem ácido carbônico que, embora em pequena quantidade, já torna as chuvas normalmente ácidas.

Os principais responsáveis pela precipitação de chuvas com elevados níveis de acidez da atmosfera são o trióxido de enxofre, resultante da combinação do dióxido de enxofre com o oxigênio, e o dióxido de nitrogênio lançado na atmosfera, ao se combinarem com água em suspensão, se transformam em ácido sulfúrico, ácido nítrico e nitroso respectivamente. Esses ácidos têm elevada capacidade de corrosão.

A concentração de trióxido de enxofre em grande quantidade na atmosfera é resultado da ampliação do uso de combustíveis fósseis nos transportes, nas termelétricas e nas indústrias. Cerca de 90% desse gás é emitido pela queima do carvão mineral e do petróleo.  Já o dióxido de nitrogênio é emitido em grande parte pelos veículos automotores.

A relação entre a chuva ácida e a poluição da atmosfera é um fenômeno verificado desde a Revolução Industrial. Em 1872, já se constatava grande concentração de ácido sulfúrico no ar londrino, como resultado da queima do carvão. Os países que mais emitem gases poluentes são os industrializados do hemisfério norte.

Consequências da chuva ácida

Na natureza a chuva ácida provoca grande impacto a centenas de quilômetros das fontes poluidoras. Além da destruição da fauna e da flora o solo fica exposto à erosão. A chuva ácida altera também o equilíbrio ecológico dos rios e lagos que se tornam acidificados, com Ph menor que 2,3, matando espécies e desequilibrando completamente o ecossistema aquático. Outro impacto causado pelas chuvas ácidas é a corrosão nos metais, nas pinturas e nos monumentos históricos dos grandes centros poluidores.

O significado de Chuva Ácida está na categoria: Geral