Significado de Ciclo

Compartilhar no Facebook

O que é Ciclo:

Ciclo é uma palavra com origem no termo grego kýklos, que significa uma série de fenômenos cíclicos, ou seja, que se renovam de forma constante.

No contexto da astronomia, um ciclo é o tempo em anos em que se repetem os mesmos fenômenos astronômicos. Temos o exemplo do ciclo solar, que tem a duração de 28 anos e não está relacionado com o movimento do Sol. No fim desse ciclo, os dias da semana correspondem às mesma datas do mês em que começou o ciclo.

Por outro lado, o ciclo lunar (ou ciclo de Méton) tem a duração de 19 anos ou 235 meses, depois dos quais as fases da Lua se repetem aproximadamente nos mesmos dias, na mesma ordem. O erro na determinação deste ciclo pode ser de um ou dois dias, devido à irregularidade da movimentação da Lua e a existência de um número diferente de anos bissextos durante o ciclo. Este ciclo foi descoberto em 423 a.C. pelo astrônomo grego Méton.

Na biologia, o ciclo remete para a evolução de um ser vivo, e cada fase da sua evolução. O ciclo evolutivo é um fenômeno em que muitas vezes fases morfologicamente distintas se repetem de forma cíclica, de uma geração até à outra.

No âmbito da economia, um ciclo econômico é o tempo entre duas crises econômicas.

Ciclo menstrual

O ciclo menstrual de uma mulher é o tempo que decorre entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro dia da próxima menstruação e tem como propósito a reprodução sexuada e fecundação.. É um ciclo controlado por um conjunto de hormônios, que preparam o corpo da mulher para uma possível gravidez. No caso de uma mulher, o ciclo menstrual considerado "normal" pode ter a duração entre 21 e 35 dias.

O ciclo menstrual  é composto por diversas fases: menstruação, fase proliferativa, ovulação, fase luteínica, fase isquémica, fase folicular.  Nas mulheres, a menopausa designa o fim dos ciclos mentruais.

Em outros seres vivos, a variação que ocorre de forma periódica e regular da disposição da fecundação é conhecida como ciclo estral.

Ciclo da água

O ciclo da água é a transição da água entre os mares e os continentes. Este ciclo resulta da evaporação, das chuvas e do escoamento superficial, que acontecem de forma contínua.

Este fenômeno ocorre em duas fases: uma interior (que origina as fontes, graças à circulação de água dentro do globo trerrestre), e uma exterior (circulação da água que ocorre na atmosfera). O ciclo da água pode ser dividido em bastantes outros ciclos, um maior (fase exterior) e alguns menores (fase interior), quando a evaporação e "precipitação" acontecem de forma isolada sobre o mar ou sobre os continentes.

Ciclo do oxigênio

Este fenômeno está relacionado com o ciclo do carbono. O ciclo do oxigênio consiste na troca de oxigênio entre organismos fotossintéticos e heterotróficos. A grande maioria dos seres fotossintéticos produzem oxigênio, que é usado na oxidação de compostos reduzidos pelos organismo heterotróficos.

Ciclo de Krebs

Também conhecido como ciclo dos ácidos tricarboxílicos, ou ciclo dos ácidos cítricos, o ciclo de Krebs é um processo importante no fenômeno da respiração celular, importante para a obtenção de energia. Ocorre na mitocôndria, e consiste em uma das etapas do metabolismo de organismo aeróbicos.

O significado de Ciclo está na categoria: Geral