Significado de Cidade

Compartilhar no Facebook

O que é Cidade:

Cidade é uma área densamente povoada onde se agrupam zonas residenciais, comerciais e industriais. O significado de cidade (zona urbana, ambiente urbano) opõe-se ao de campo (zona rural). Cidade é a sede do município (cada divisão administrativa autônoma dentro de um Estado) a área onde existe concentração de habitantes.

Cada Estado é composto por um conjunto de cidades, sendo que uma delas é a capital de Estado por abrigar a sede administrativa e ser o principal centro de atividades.

Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte etc), pela concentração de atividades econômicas dos setores secundário, terciário etc. As atividades primárias (agricultura, pecuária) são desenvolvidas na zona rural.

Uma cidade consiste em um núcleo populacional caracterizado por um espaço amplo onde ocorrem relações e fenômenos sociais, culturais e econômicos. Existem vários modelos de cidade, com grandes diferenças entre eles, e por esse motivo é difícil chegar a uma definição concreta para cada um desses modelos.

Vários autores afirmam que o nascimento das cidades ocorreu quando o Homem deixou de ser caçador-recoletor e descobriu a agricultura. A agricultura permitiu que o Homem tivesse abundância em comida, o que contribuiu para a sedentariedade. Assim, no vale do Nilo, do Indo e na Mesopotâmia surgiram os primeiros grandes núcleos urbanos, como por exemplo, Nínive, Ur, Tebas. Posteriormente, a civilização grega e romana, criaram grandes cidades, e criaram alguns conceitos básicos do urbanismo.

É muito frequente a utilização do conceito de cidade em conjunto com outros termos, por exemplo:

  • Cidade histórica: é uma parte preservada da cidade onde se concentram os edifícios e monumentos mais antigos;
  • Cidade universitária: é um conjunto de prédios destinados ao estudo, esporte e lazer, residência e outros serviços para os estudantes;
  • Cidade digital: significa a implantação de recursos tecnológicos diversos, como por exemplo, internet sem fio distribuída gratuitamente em diversos pontos da cidade, para promover o desenvolvimento social e econômico de uma comunidade.

O significado de Cidade está na categoria: Geral