Significado de Cinismo

Compartilhar no Facebook

O que é Cinismo:

Cinismo, palavra com origem no termo grego kynismós, é um sistema e doutrina filosófica dos cínicos. Em sentido figurado o cinismo tem uma conotação pejorativa, sendo que designa um homem agudo e mordaz que não respeita os sentimentos e valores estabelecidos nem as convenções sociais.

Alguém considerado cínico também pode ser alguém que é desavergonhado, descarado, imprudente, impassível ou obsceno.

O cinismo foi uma escola filosófica grega, fundada por Antístenes, discípulo de Sócrates. O seu nome deriva, segundo vários testemunhos, do fato de alguns membros da escola se reunirem no Cinosargo, ginásio situado perto de Atenas. Segundo outros, a sua origem vem da palavra grega kýon (que significa "cão"), pelo fato de Diógenes de Sinope dormir no local que era usado frequentemente como abrigo para cães, para assim demonstrar o seu desacordo com o modo de viver dos homens.

A maior virtude para eles era a autarcia, o que se basta a si mesmo, e renunciar os bens e prazeres terrenos até conseguir uma total independência das necessidades vitais e sociais. O autodomínio permitia alcançar a felicidade, entendida como o não ser afetado pelas coisas más da vida, pelas leis e convencionalismos, que eram valorizados de acordo com o seu grau de conformidade com a razão.

O ideal do sábio era a indiferença perante o mundo. As origens da escola, que remontam aos séculos III e II A.C., com um ressurgimento posterior, nos séculos I e II d.C., foram objeto de discussão. Alguns filósofos a classificam como escola socrática, na linha de Sócrates-Antístenes-Diógenes. Outros negam a relação Antístenes-Diógenes, não a consideram uma escola socrática e vêm em Diógenes o seu fundador e inspirador.

Cinismo ilustrado

Cinismo ilustrado é uma página na internet onde é possível encontrar várias ilustrações que abordam o cinismo de uma forma bem-humorada. As ilustrações são da autoria do publicitário, ilustrador, escritor e designer mexicano Eduardo Salles.

Cinismo da reciclagem

O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental, é um artigo da autoria de Philippe Layargues. De acordo com o autor, a pedagogia dos 3R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) que é abordada nas escolas tem um efeito meramente comportamental, ilusório e não reflexivo. Essa abordagem origina nos indivíduos a mentalidade de que podem consumir produtos (principalmente os descartáveis) sem nenhum acanhamento, porque se são recicláveis, são ecológicos.

O significado de Cinismo está na categoria: Geral