Significado de Clorofila

Compartilhar no Facebook

O que é Clorofila:

Clorofila é cada um dos pigmentos que se encontram nas células das plantas, dando cor verde às suas folhas. A cor verde é conseguida devido a absorção de luz das regiões entre o azul e o vermelho do espectro de luz, refletindo diferentes tonalidades de verde. O conceito de clorofila foi criado em 1818 por F. Pelletier e J. B. Caveteau.

A clorofila é fundamental para o fenômeno da fotossíntese. No processo de fotossíntese, a clorofila capta a luz solar e a utiliza como fonte de energia para transformar dióxido de carbono, água e sais minerais em alimento. Durante essa transformação, a planta libera oxigênio no ar.

Existem quatro tipos de clorofila: a, b, c e d. As clorofilas a e b são encontradas em plantas verdes e estão envolvidas no processo de fotossíntese. Nas algas e cianobactérias estão presentes as clorofilas c e d. As clorofilas a e b possuem um espectro de absorção da luz um pouco diferente, com máximos na região do azul e do vermelho do espectro, o que quer dizer que absorvem preferencialmente a luz azul e vermelha.

Este pigmento vegetal verde é formado por uma porfirina que contém magnésio. Encontra-se principalmente nas folhas, localizado no interior de membranas altamente organizadas e densamente empilhadas (tilacoides).A clorofila a apresenta-se nos cloroplastos e estruturas análogas de todos os organismos fotossintéticos ativos, com exceção das bactérias fotoautotróficas, que contêm clorofila bacteriana.

A síntese da clorofila realiza-se na presença da luz. As plantas mantidas na obscuridade não têm a cor verde. Se na planta predominarem outros pigmentos (antocianinas, carotenoides), as folhas tomam a cor azul, violeta, vermelha ou amarela. A coloração outonal das folhas é devida à decomposição da clorofila (que acontece antes da dos outros pigmentos).

Suco de clorofila

O suco de clorofila, também chamado suco da luz, é uma bebida preparada com determinados ingredientes que vão atuar no organismo limpando impurezas e toxinas.

O suco é preparado misturando alguns ingredientes no liquidificador. Alguns desses ingredientes são: maçã ou limão, folhas de hortaliça (couve, espinafre ou chicória), um legume inteiro (cenoura, beterraba, pepino ou abobrinha), folhas de hortelã.

Deve-se beber o suco uma vez ao dia, em jejum, pela manhã. É essencial consumir logo a seguir à preparação para que as propriedades nutricionais sejam aproveitadas ao máximo.

O significado de Clorofila está na categoria: Geral