Significado de Coitado

Compartilhar no Facebook

O que é Coitado:

Coitado é um adjetivo masculino que classifica um indivíduo miserável, desgraçado, infeliz.

Uma pessoa que é rotulada como coitada é alguém que sofre ou sofreu alguma coisa terrível na sua vida e por isso merece a pena ou compaixão dos demais. Ex: Coitado! A sua família morreu no acidente, ele perdeu o emprego e agora está morando na rua.

Além disso, a palavra coitado também é usada como manifestação de plebeísmo, sendo que em sentido popular é aquele que foi traído pela sua esposa ou namorada.

Em inglês, a palavra coitado pode ser traduzida para wretch ou poor. Ex: Poor guy, he got robbed when he was about to deposit his salary. - Pobre coitado, ele foi roubado quando estava prestes a depositar o seu salário.

Origem da palavra coitado

Muitas pessoas afirmam que a palavra coitado tem uma conotação sexual porque está relacionada e deriva do termo coito, o que não é verdade. Assim, para muitos a palavra coitado servia para descrever um homem que sofreu o coito, ou seja, uma violação sexual.

No entanto, a etimologia da palavra coitado não está em coito e sim no verbo arcaico "coitar", do latim coctare, que significa desgraçar ou atormentar. Assim, um coitado é alguém que sofreu coita, ou seja, uma desgraça, dor, pena ou aflição.

O significado de Coitado está na categoria: Geral