Significado de Cólera

Compartilhar no Facebook

O que é Cólera:

Cólera é uma irritação forte, uma ira, um impulso violento que nos incita contra aquele ou aquilo que nos ofende ou indigna. É um comportamento de ferocidade, de irritação. Ex.: Ele não consegue controlar sua colera contra seu agressor.

Cólera é uma doença infecciosa e epidêmica, de origem asiática, causada pela bactéria Vibrio Cholerae. É mais comum em zonas do planeta onde as condições de saneamento são precárias, como alguns locais da América do Sul, África, Índia e alguns países asiáticos. O vibrião da cólera (microorganismo que é o agente causador desta doença), foi descoberto em 1883 pelo bacteriologista e médico alemão Robert Koch.

A cólera é uma infecção grave que ocorre nos intestinos, e que apresenta como sintomas vômitos intensos, diarreia abundante e constante, e indisposição generalizada. Normalmente o indivíduo que sofre de cólera fica enfraquecido rapidamente, por causa da desidratação. Uma pessoa que sofre de cólera pode perder até 20 litros de água por dia.

Quando não há tratamento adequado, cerca de 50% das pessoas morrem de forma rápida, vítimas das toxinas no sangue e de parada cardíaca.

Como tratamento, o indivíduo deve repor os líquidos, sendo que muitas vezes é administrado soro. A ingestão de água doce pode não ser suficiente, porque neste caso não se verifica a reposição da glicose, sódio e potássio. Também é comum a administração dos antibióticos doxiciclina e tetraciclina.

Com relação à prevenção, existe uma vacina contra a cólera, que é aplicada através de uma injeção subcutânea. No entanto, essa vacina não oferece proteção total, e por isso devem ser tomadas algumas medidas preventivas. Uma das melhores formas de prevenir esta doença é melhorar o saneamento básico e educar a comunidade a ter bons hábitos de higiene pessoal. Para evitar a contaminação, uma pessoa deve ter o cuidado de beber sempre água potável, lavar bem os alimentos antes de comer e cozinhar os alimentos adequadamente.

O significado de Cólera está nas categorias: Geral, Medicina