Significado de Comadre

Compartilhar no Facebook

O que é Comadre:

Comadre é um termo com origem no latim commatre, que apesar de possuir mais de um significado, é usado mais frequentemente para designar a madrinha do filho/a ou a mãe do afilhado/a.

Normalmente, os pais de uma criança escolhem uma pessoa (ou um casal) para exercer a função de comadre (e compadre). Esta pessoa tem a responsabilidade de assistir os pais no desenvolvimento da criança em questão. Assim, a mãe e a madrinha da criança são comadres. Quando um homem é o escolhido, a sua designação é compadre.

Apesar disso, em muitas ocasiões, uma comadre pode ser simplesmente uma pessoa com a qual existe um forte relacionamento de amizade, sendo que neste caso, essa pessoa não precisa ser madrinha de uma criança.

Antigamente, a palavra comadre também poderia se referir à parteira que assistiu no nascimento da criança.

Em sentido figurado, a palavra comadre pode assumir um significado pejorativo, classificando uma mulher intrometida e bisbilhoteira.

No Brasil, esta palavra também remete para uma brincadeira infantil onde crianças assumem diferentes papeis dentro de uma família, simulando a interação.

Quanto à grafia da palavra, existe a dúvida entre comadre e cumadre, sendo que a forma correta de escrever a palavra é comadre.

Comadre hospitalar

Uma comadre hospitalar é um acessório hospitalar, uma espécie de urinol, que tem como objetivo ajudar mulheres que estão de cama a fazerem as suas necessidade fisiológicas. Estes acessórios são normalmente feitos de plástico ou aço inoxidável.

O significado de Comadre está na categoria: Geral