Comunicação não verbal

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

A comunicação não verbal é a transmissão de mensagens e ideias sem o uso de palavras. É o tipo de comunicação que acontece por meio de gestos, postura, tom de voz, expressões faciais, símbolos e muitos outros.

Por isso, é caracterizada pela ausência dos recursos da fala e da escrita, tipos de comunicações verbais. A comunicação não verbal abrange as simbologia, como placas, cores, desenhos, entre outras imagens que agem como transmissoras de informações, emoções e sensações.

As placas e sinais de trânsito são exemplos de comunicação não verbal. Normalmente, a comunicação verbal (principalmente através da fala) está atrelada a não verbal.

Quando um indivíduo fala, é capaz de se expressar usando as palavras (comunicação verbal), mas também utilizando o seu corpo, por expressões faciais, posturas, distâncias físicas e gestos (comunicação não verbal). A linguagem corporal é um exemplo de comunicação não verbal.

Exemplos de comunicação não verbal

A comunicação não verbal está em toda a parte, conheça alguns exemplos:

  • Expressões faciais: sorrir, franzir a testa ou arregalar os olhos, por exemplo, comunicam sem usar as palavras;
  • Gestos: acenar, apontar, fazer sinal de positivo com as mãos, bater palmas para chamar a atenção de alguém;
  • Postura corporal: estar com a postura ereta pode sugerir confiança, já encolher os ombros indica indecisão ou insegurança;
  • Contato visual: olhar diretamente nos olhos de alguém pode indicar interesse romântico ou excesso de confiança, enquanto evitar o contato visual sugere desconforto ou mesmo desonestidade.
  • Tom de voz: a entonação, o ritmo e o volume da voz transmitem emoções;
  • Distância pessoal: a proximidade física entre as pessoas comunica os graus de intimidade, conforto ou mesmo de conflito;
  • Toque: um aperto de mão firme, um abraço ou um tapinha nas costas são exemplos de comunicação não verbal, que pode ter diferentes significados conforme o contexto,
  • Expressões corporais: certos movimentos, como se inclinar para frente para demonstrar interesse ou recuar para indicar desconforto;
  • Placas de trânsito: são compostas por sinais e símbolos conhecidos pelos motoristas e pedestres;
  • Língua dos sinais: as libras são um excelente exemplo de comunicação não verbal, utilizada principalmente pela comunidade surda.
Mulher e homem vestidos com cores claras conversam utilizando a língua dos sinais.
Casal utiliza a língua dos sinais para conversar.

Características da comunicação não verbal

Homem e mulher negros vestidos em tons de branco e cinza, sentados um ao lado do outro, com fones de ouvido, fazem o cumprimento de “toca aqui” com as mãos.
Tocar as mãos de alguém para exprimir felicidade ou cumplicidade é comunicação não verbal.

Conheça as principais características da comunicação não verbal:

  • Rapidez: a comunicação não verbal tende a ser compreendida mais facilmente e em menos tempo;
  • Ambiguidade: trata-se de um tipo de comunicação que permite maior diversidade de interpretações;
  • Complementariedade: em muitos momentos é usado como recurso complementar a comunicação verbal;
  • Culturalidade: a comunicação não verbal tem forte aspecto cultural, cujos significados e interpretações podem variar conforme a sociedade em que está inserida;
  • Expressividade emocional: a comunicação não verbal tem apelo emocional, e muitas vezes é usada sem a intenção, como forma de expressar os sentimentos.

Tipos de comunicação não verbal

Homem e mulher, vestidos de tons claros, sentados um ao lado do outro, cumprimentam outra mulher, sentada a frente.
Cumprimentar utilizando o aperto de mãos também é comunicação não verbal.

Os estudos referentes a comunicação não verbal são divididos em quatro principais campos:

  • Proxêmica: está relacionado com o espaço e ambiente que o indivíduo utiliza para se comunicar;
  • Aparência física: trata-se do impacto que as características físicas do comunicador podem provocar no receptor, ou seja, as “primeiras impressões”;
  • Paralinguagem: está relacionado com as particularidades sonoras e como podem influenciar nos significados de um discurso, por exemplo, a intensidade, volume, velocidade, pausas.
  • Cinésica: trata dos movimentos executados pelo corpo, destacando as expressões faciais, os gestos e seus significados conforme a cultura e contexto social.

Comunicação verbal

É toda a comunicação feita por meio de linguagem falada ou escrita, característica predominante e exclusiva dos seres humanos. A comunicação verbal é uma das formas mais importantes de transmitir informações e conhecimento de modo objetivo entre as pessoas.

Ver também:

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar