Comunicação

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum".

Através da comunicação, os seres humanos partilham diferentes informações entre si, sendo o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

A comunicação tem grande importância, é uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.

Os tipos de comunicação são muito diversos, pois atendem a variedade das experiências humanas e das estruturas sociais criadas. Exemplos de tipos de comunicação são: comunicação verbal e não verbal, comunicação visual e audiovisual, comunicação social, entre outros.

A comunicação também é uma área de estudo e pesquisa acadêmica, alguns ramos da comunicação são: as teorias da comunicação, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e jornalismo.

Elementos da comunicação

Os elementos da comunicação são os fatores presentes em todos os atos comunicacionais, sem eles não há processo de comunicação. Veja quais são:

  • Emissor - quem emite/envia a mensagem;
  • Receptor - quem recebe a mensagem;
  • Mensagem - é a informação transmitida;
  • Código - é o formato em que a mensagem foi escrita;
  • Canal - é meio pelo qual a mensagem foi transmitida.

Por exemplo, uma emissora de TV (emissor) exibe uma comercial de perfume (mensagem) para seus telespectadores (receptor).

Quanto ao código, as mensagens são sempre codificadas num sistema de sinais definidos. Podem ser gestos, sons, indícios, uma língua natural (português, inglês, espanhol, entre outros idiomas) ou outros códigos que possuem um significado (por exemplo, as cores do semáforo).

Nesse exemplo, o código foi a língua portuguesa (já que a publicidade era brasileira) e também gestos e expressões (usadas pelos atores que estavam na publicidade). O canal ou meio utilizado foi a televisão.

Há ainda estudiosos que acrescentam aos elementos da comunicação o referente, o feedback e o ruído. O referente seria o contexto relacionado com a mensagem, pois para que uma mensagem faça sentido é necessário estar inserida em um cenário. No caso dado, o referente poderia ser o dia das mães, pois o objetivo do comercial era aumentar as vendas de perfume com a proximidade da data.

O feedback é o retorno dado por quem recebeu a mensagem. Por exemplo, um dos telespectadores, que viu a publicidade de perfume, achou que o comercial era inapropriado para o horário exibido e enviou um e-mail para a emissora de TV fazendo uma reclamação.

Outro elemento presente no processo comunicativo é o ruído, caracterizado por tudo aquilo que afeta o canal, perturbando a perfeita captação da mensagem. Por exemplo, problemas no sinal da emissão de TV no momento da exibição da publicidade.

Ver mais sobre os elementos da comunicação, o que é um interlocutor e o que é feedback.

Tipos de comunicação

Há muitos tipos de comunicação, utilizados para diferentes motivos e com objetivos distintos. Conheça alguns tipos:

Comunicação verbal

Quando a comunicação se realiza por meio de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal. É uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos e a mais importante nas sociedades humanas.

Por exemplo, um orador durante uma palestra ou um autor que escreve um livro, usam a comunicação verbal para transmitir suas mensagens.

Conheça os tipos de Linguagem: verbal, não verbal e mista.

Comunicação não verbal

A comunicação não verbal é uma forma de comunicação que recorre a sistemas de sinais não-linguísticos, como gestos, expressões faciais, imagens, entre outros. A chamada linguagem corporal é um exemplo de comunicação não verbal, assim como os semáforos de trânsito.

Entenda mais sobre comunicação não verbal.

Comunicação Social

A comunicação social consiste em sistemas de transmissão de mensagens para um público vasto, disperso e heterogêneo. Essa designação abrange essencialmente os chamados órgãos de informação de massas das áreas da imprensa periódica, rádio, televisão e cinema.

Veja mais sobre comunicação social e jornalismo.

Comunicação Empresarial e Institucional

A comunicação empresarial é uma área estratégica de planejamento da comunicação dentro do contexto de uma empresa. Também pode ser usada em outros tipos de organização, como instituições públicas ou culturais, com o nome de comunicação institucional.

Uma boa estratégia de comunicação contribui para uma empresa ou instituição de sucesso. Neste âmbito, a assessoria de imprensa e comunicação interna são conceitos essenciais.

Comunicação visual

A comunicação visual é o tipo de comunicação que utiliza elementos visuais para transmitir mensagem. Infográficos, gráficos, fotografia, pintura e outros tipos de expressões visuais compõe a comunicação visual. Dentro da comunicação visual, assim como nos demais tipos de comunicação, pode existir comunicação verbal, não verbal ou ambas.

Saiba mais sobre a comunicação visual e o que é semiótica.

Comunicação audiovisual

A comunicação audiovisual mistura dois tipos de comunicação, a visual e a sonora. Está presente, principalmente, na televisão, no cinema e na internet, por meio do formato de vídeo, que permite emitir imagens e sons ao mesmo tempo.

Meios de comunicação

Os meios de comunicação são os canais por onde a mensagem pode ser transmitida. Os canais podem ser diversos, pode ser a voz de uma pessoa ou uma carta. Entretanto, quando se fala em meios de comunicação, geralmente, está se falando dos meios de comunicação de massa.

Os meios de comunicação de massa são aqueles utilizados para emitir mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo. É o caso do jornal impresso, revistas, rádio, cinema, televisão e internet.

Saiba mais sobre os meios de comunicação, o que é mídia e linguagem.

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar