Significado de Conjectura

Compartilhar no Facebook

O que é Conjectura:

Conjectura é um substantivo feminino que significa um juízo ou opinião com fundamentação incerta, ou uma dedução de um acontecimento que poderá acontecer no futuro, baseado em uma presunção.

Uma conjectura pode consistir no ato de inferir algo, com base em uma fonte não confirmada, como intuição ou palpite. Alguns sinônimos de conjectura podem ser: hipótese, suposição, presunção, prognóstico, etc. Ex: O jogador de futebol fez várias conjecturas a respeito da próxima partida.

Esta palavra pode ser escrita de duas formas, conjetura ou conjectura, sendo que as duas possuem o mesmo significado.

Conjectura matemática

A palavra conjectura está relacionada com a matemática, sendo que neste caso, uma conjectura é uma hipótese (hipótese é um sinônimo de conjectura matemática) que os matemáticos acreditam ser verdadeira, mas que ainda não foi demonstrada.

Algumas das conjecturas mais conhecidas são:  Conjectura de Poincaré (um dos maiores problemas da Matemática do séxulo XX, resolvido pelo matemático russo Gigori Perelman), conjectura dos primos gêmeos, Conjectura Fraca de Goldbach (demonstrada pelo matemático peruano Harald Helfgott), Conjectura de Birch e Swinerton-Dyer.

O significado de Conjectura está na categoria: Geral